QUEM TEM UMA NOTÍCIA BOA EM BENTO?

Chama-se Darcy Pozza o ginásio onde estão os nordestinos que vinham sendo explorados em trabalho escravo em Bento Gonçalves.

Pozza foi prefeito da cidade por três vezes, deputado estadual e deputado federal constituinte. Morreu em 2017 aos 79 anos.

Era de família tradicional, líder da Arena na região, conservador, mas sempre cordial, elegante. As mulheres suspiravam diante de Darcy Pozza.

Na minha agitada vida de Forrest Gump, morei em Bento nos anos 70, quando Pozza estava na prefeitura.

Eu tinha 21 anos e era editor-chefe do jornal Semanário, que ainda existe e continua sob a liderança de Henrique Caprara.

Um dia, Jovino Nolasco, secretário de Turismo da cidade, que também era um guri e com quem eu mais convivia, me disse que Pozza queria falar comigo.

Fui ao seu gabinete e levei um puxão de orelhas porque vinha tratando demais de problemas da cidade no jornal. Fale das coisas boas, me disse Pozza.

Hoje, diante das notícias terríveis sobre a escravidão de 200 pessoas em Bento, eu me lembro de Pozza, de Jovino e do jornalista Alceu Souto, que inquietava Bento com suas pautas sobre o que muitos gostariam de ver escondido.

O que Pozza pensaria dessas notícias ruins de hoje? Um representante do velho conservadorismo do tempo da ditadura, mas essencialmente um político. Cordial, respeitoso, conciliador.

Pozza era o conservador clássico que se transformou em raridade desde o momento em que a extrema direita bolsonarista engoliu o que antes se chamava de centro-direita. Os Pozzas desapareceram.

Não imagino, de jeito nenhum, que hoje ele pudesse ser conivente com os fascistas que no ano passado ameaçaram o ministro Luiz Fux e impediram uma palestra do presidente do Supremo na cidade.

Não imagino que Pozza pudesse passar pano para a Salton, a Aurora e a Garibaldi, que desfrutavam do trabalho escravo por contrato com uma empresa terceirizada.

E lá estão os trabalhadores alojados, antes de viajarem de volta para a Bahia, no ginásio com o nome de Darcy Pozza.

É de se perguntar: que notícia boa Bento poderia dar hoje, em meio a tanta notícia ruim, quando se suspeita de que essa possa ser uma situação crônica no setor vinícola?

Quem pode salvar Bento dos seus próprios desatinos?

2 thoughts on “QUEM TEM UMA NOTÍCIA BOA EM BENTO?

  1. Ñao consigo lembrar nem um
    Nome de um bom politico, depois
    Do ďarcy. Piores lembro bastante. Áte um que se fantasiava de colono, para ser
    Governador, e foi.

  2. É lucro acima de tudo.
    Vergonha.
    E depois criticam os nordestinos.
    Alô TRT E TST. KD VCS ???????
    FERIADÃO SEMPRE EMENDANDO. TRISTEZA .
    VAMOS TRABALHAR MEU POVO.
    SABEMOS QUE O SALÁRIO DE VCS PERMANECE EM DIA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Website Protected by Spam Master


4 + 6 =