Algo maior vai acontecer

24/10/2016 - PORTO ALEGRE, RS - Ato contra a PEC 241, que corta investimentos na Saúde e Educação, e contra o governo de Michel Temer / golpe. Foto: Guilherme Santos/Sul21

O confronto entre manifestantes antiPEC 241 e a Brigada, ontem à noite, aconteceu na Avenida Osvaldo Aranha, perto do Auditório Araújo Vianna. Lá dentro, realizava-se o Fronteiras do Pensamento com o escritor britânico Ian McEwan.

Li no Jornal do Comércio online uma boa matéria sobre a conferência. McEwan contou que uma de suas preocupações como romancista é assegurar o máximo de realismo ao que narra.

Pensamento, fronteiras, realismo… e os gases da repressão empestando os ares da Osvaldo Aranha.

Aí pelas 21h40, eu saía do Salão de Atos da UFRGS. Tentava lidar com alguns ventos metafísicos, depois de ver a bela peça A Partícula de Deus, quando os participantes da manifestação, dispersados pela Brigada, ocupavam o pátio.

A excitação da gurizada, as faixas, as frases soltas, como as frases que os personagens da peça tentam pegar um do outro e devolver com seus significados possíveis, tudo isso me ofereceu a sensação de que algo ainda vai acontecer.

Foi uma segunda-feira interessante ali naquele triângulo de eventos no entorno da Redenção, com o Fronteiras defendendo os pensamentos, a peça do Julio Conte lidando com os dilemas da ciência, da arte e dos deuses de cada um e a gurizada se rebelando com força contra a PEC 241 e as crueldades do golpe.

Foi bom passar pelo meio dos que voltavam de mais uma batalha e sentir os restos do cheiro de fumaça e repressão. Dependemos da coragem, do vigor físico, da vitalidade deles para o enfrentamento.

O golpe não acaba se não tiver gente jovem nas ruas. Essa é a grande missão dos estudantes.

Fui embora tentando proteger uma sensação boa de que algo maior contra os golpistas ainda está por acontecer.

9 thoughts on “Algo maior vai acontecer

  1. EnTRE ELES HAVIA UM JOVEM SENHOR DE 53 ANOS-eU-, E DO LADO DA POLÍCIA, MEU PRIMO, QUE NÃO HESITOU EM JOGAR BOMBAS, MESMO TENDO ME RECONHECIDO.

    1. Que bom, luiz anselmo panzenhagen, que teu primo não se deixou levar por nenhum outro sentimento a não ser o de cumprir seu dever.Tu deve ainda estar brincando de “revolucionário” anti-miliTARISMO NUMA ATITUDE COMPLETAMENTE RETRÔ.dEVO AVISÁ-LO QUE O MILITARISMO JÁ ACABOU FAZ TEMPO, QUE JÁ HOUVERAM VÁRIOS PRESIDENTES ELEITOS COM O VOTO DIRETO, DE TODOS OS PARTIDOS POSSÍVEIS, INCLUSIVE DA TUA ESQUERDA(A MINHA ESQUERDA É OUTRA)…sOU UM JOVEM SENHOR DE 47 ANOS, TAMBÉM TENHO SAUDADE DA MINHA JUVENTUDE MAS FELIZMENTE NÃO SOFRO DO COMPLEXO DE PETER PAN.A LUTA, AO MENOS PARA MIM, É PARA MUDAR UMA LEGISLAÇÃO PRODUZIDA EQUIVOCADAMENTE POR POLÍTICOS QUE, SAÍMOS A RUA NAS DIRETAS JÁ PARA QUE ELES PUDESSEM PROMULGAR LEIS QUE NOS PREJUDICAM E LHES PROTEGEM DE SEREM SANCIONADOS.

  2. Flávio Roberto…. fiquei pensando que esquerda seria a sua… para fazer o comentário que fizestes….. acho que digitastes mal…. pois de verdade teu discurso é de direita…. incluindo a defesa do primo… em lançar bombas de gás…o que demonstra a natureza concreta do golpe…. para perseguir estudantes desarmados e usar estes artefatos caros há dinheiro no governo do Estado e de Porto alegre…. mas para enfrentar a onda de criminalidade onde os policiais tem que enfrentar marginais armados ai não há dinheiro nem vontade de jogar bombas… e dou os parabens ao Luiz Anselmo por estar lutando junto com os jovens…. são poucos os que mantém em si mesmos o espírito do GUerreiro… e não se transformam em acovardados ESCondidos… e me admira muito você defender sutilmente o golpe em curso que está vendendo o patrimônio nacional para estrangeiros… e afundando o país em 20 anos de atraso…. sem investimento em educação e saúde… afirmando que o país esta quebrado mas com uma das maiores reservas cambiais… e emprestando DINHEIRO ao FMI…. PRA MIM VOcê deve ser da turma dos verdeamarelinhos que tinham Pato como mascote……

    1. Engraçado quando perdem e são pressionados logo vem a palavra “golpe” por que vocês não falam da roubalheira na br distribuidora, bndes, banco do brasil, caixa economica federal, correios, e dando dinheiro e comida para cuba, haiti, venezuela, arrasando com o brasileiro na saúde, educação e segurança. aí é um pais em crescimento????? depois reclama que alguns (dito)estudantes que não querem estudar e usando droga e bagunçando com a vida das pessoas porque a policia baixou o cacete neles, por favor!!!!!!!!!!!!!!!!!

  3. Imagino esses policiais como cÃes adestrados, respondem a comandos programados durante anos de lavagem cerebral feitas em treinamentos. Quase todos eles acabam suas carreiras em consUltorips paiquiatricos, ppis aritudes comp essa descritas pelo rapaz sobre seu primo ficam gravadas, pode ter certeza. Sofremos o resultado de uma sociedade doeNte, que colhe hoje os frutos de viver Em uma realidade inventada por POLÍTICOS e midia, VIRTUALMENTE A realidade nÃo pode mais ser escondida, resta aOs Donos desse sistema acordarem e tambem seus filhotes que ainda repetem seus textos, tais como zumbis. Nesses ultimos 6 meses tenho assistido ao despertar de varios deles, esSa semana ainda assisti conversa revoltada contra esse novo governo de gente que jamais imaginei. Moises, acho que temos ainda aLgUma chanc.

  4. Muito boa a matéria é a Pec da maldade e da desigualdade vai fazer estragos pois como não conseguiram no voto na capenga e ainda demografia estão impondo com o golpe a vontade de uma ideologia ultraconservadora que acham que o pIs tem de dá lucros aos rentistas nos resta denunciar e esclarecer a população mais pobre que vai sofrer pq em lugar nenhum do mundo se engessa. Uma política fiscal colocando dentro da constituição .enTÃO se assim for vamos acabar com os ministérios da fazenda do planejamento e do banco central pois a política já está na pec da maldade e da Desigualdade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Website Protected by Spam Master


6 + 3 =