A pior podridão bolsonarista é civil

O que 99% dos acusados de produzir violência, qualquer tipo de violência, têm em comum: são bolsonaristas assumidos ou têm índole bolsonarista.

São da base do fascismo, não necessariamente como ativistas de extrema direita. Mas como participantes, às vezes silenciosos, de uma estrutura social que sustenta um terço do eleitorado de direita.

São todos bolsonaristas os políticos que incitam violência contra pobres e negros, sob o pretexto de que combatem bandidos, como faz o governador Tarcísio de Freitas com a matança do tô nem aí na Baixada Santista.

São bolsonaristas os agressores de mulheres, os donos de pitbulls que atacam escritoras na praia, os donos de Porsche que dirigem a 160 por hora e matam motorista de aplicativo.

São bolsonaristas os jogadores de futebol denunciados, processados e condenados por importunação e estupro de mulheres.

São bolsonaristas os armamentistas que compram fuzis, como colecionadores e caçadores, para depois revendê-los a traficantes, porque são amigos de gente do Exército.

São bolsonaristas os pastores presos por assediarem e violentarem mulheres que confiavam em suas preces para um Deus malafaiano que está acima de tudo.

A podridão, em todas as frentes, é na essência bolsonarista, com as exceções de sempre. Mas não vamos falar de exceções.

Vamos tentar enfrentar o Brasil tomado pelo fascismo, que está ao meu e ao seu lado e que representa hoje, muito mais do que os militares, a ameaça concreta de uma recaída.

O Brasil fascista civil, mais do que os generais abatidos pela própria incompetência, é o risco real de retrocesso.

Tarcísio, Ronaldo Caiado, Romeu Zema, Eduardo Leite e Ratinho Júnior disputam esse espólio nos pântanos de Bolsonaro.

É a base podre da sociedade, a base branca, de classe média, de gente com diplomas de todos os ódios e ressentimentos.

Escravagistas são bolsonaristas. São bolsonaristas os grileiros e os garimpeiros que matam yanomamis. São terrivelmente bolsonaristas os pregadores da fé vendida com dízimos que exploram todo tipo de miséria humana.

Sionistas são bolsonaristas. Neonazistas que promovem ou apoiam a matança em Gaza são bolsonaristas. Esse é o fascismo a ser temido, e não o dos generais que já não conseguem nem vestir o pijama direito.

5 thoughts on “A pior podridão bolsonarista é civil

  1. O “bolsonarismo” está no meio de nós. E está piorando.
    As pessoas comuns, do dia a dia, das nossas vidas estão cada dia mais aferradas a meia dúzia de valores: família, propriedade e religião. E exercitam suas relações sob estes parâmetros e cooptam os outros sob o risco de exclusão das amizades. Se identificam e afetam com pessoas com valores semelhantes.
    As pessoas comuns efetivamente estão cerebralmente nazistas. (Vejo e vivo isto no meu cotidiano de trabalho).
    Vaticino que em breve haverá um tsunami de nazifascistas em todos os lugares sob o argumento de preservação de seus três valores existenciais e mecanismos inerciais de expansão de micro valores intelectuais.
    Pelo simples fato de que não há nenhuma oferta de qualquer outro ponto de vista e saber para refletir a função social.
    A cultura geral e acadêmica do celular se tornou o único universo visível.
    ultra direita está gestando, por pura ação consentida pública, uma tomada nazista das instituições. O modelo nazifascista da sociedade brasileira se tornou inercial… e vai…

  2. CaRo Moises, permita-me ampliar seu conceito pois ele explica a situacao atual da extrema neste pais mas ele acontece em todo o planeta. Omwie explica esta selvageria e o modo de
    Producao, o modo de vencer na vida, o modo de obter sucesso, de mais eficiente que um enorme contingente que tem menos capacidade ( por diveros motivos) e qie devem ser explorados, vencidos, vemdidos e enganados. E isso que o capitalismo nos ensina ha centenas de anos, cujo apice ainda esta no ocidente. A logica é exatamente esta e em quase todos paises que conhecemos que se dizem desenvolcidos. Digo quase todos por limitacao minha e nao ser justo generalizar. Os que pensam diferente disso dificilmente tem perenidade em seus governos. Temos inumeros exemplos disso. Querer ser progressista e governar e tarefa para poucos. Veja nosso caso atual . GOVERNO cercado e atacado dioturmete e nao sabe revidar. Repito : nao sabe!

  3. O nao revide por parte do pt, as
    Vezes irritam e os adversários tiram proveito. Se tenta revidar
    A midia cai de pau em cima.
    Aqui no rs está ficando pior.

  4. A mídia tem sua parte na podridão bolsonarista. Comemoraram a nota do FMI sobre o “resultado surpreendente” da Argentina.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Website Protected by Spam Master


4 + 2 =