A RESPOSTA DOS JUÍZES À TENTATIVA DE INTIMIDAÇÃO DOS EMPRESÁRIOS BOLSONARISTAS

Compartilho a íntegra de manifesto da Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (AJURIS) contra as ameaças de empresários de Bento Gonçalves ao ministro Luiz Fux, impedido, pela sabotagem explícita de grupos de extrema direita, de fazer uma palestra em Bento Gonçalves.

“MANIFESTO SOBRE O CANCELAMENTO DA VINDA DO PRESIDENTE DO STF AO ESTADO

A Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (AJURIS), entidade representativa dos magistrados do Estado, vem a público se manifestar quanto ao cancelamento da vinda do presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luiz Fux, para evento promovido pelo Centro da Indústria, Comércio e Serviços de Bento Gonçalves, em razão de ameaças e de afirmação de boicote pelos patrocinadores do evento.

A AJURIS lamenta que o representante máximo da Justiça brasileira tenha sido alvo da prática de intolerância, desrespeito e desprestígio que atinge não somente sua individualidade, mas a própria institucionalidade do Poder Judiciário. As referidas ações, outrossim, depõem contra a própria imagem do Estado do Rio Grande do Sul no cenário nacional.

A prática crescente de agressões e intimidações não encontra qualquer justificativa. Eventuais divergências de ideias e visões de mundo devem ser solvidas no âmbito da racionalidade e do convencimento, no bojo de um diálogo comprometido com valores que fundamentam o Estado Democrático de Direito criado pela Constituição Cidadã de 1988, tais como o pluralismo (art. 1º, V) e o compromisso com a construção de uma sociedade solidária, que promova o bem de todos sem qualquer forma de discriminação (art. 3º, I e IV).

Mais do que isso, são ações que procuram negar a liberdade de opinião e de expressão, configurando desprezo aos mais básicos compromissos internacionais da Humanidade e que se encontram plasmados na Declaração Universal dos Direitos Humanos (artigos 19 e 20.1).

Clamamos o chamamento à razão, tolerância e diálogo construtivo.

Cláudio Martinewski
Presidente da AJURIS”

One thought on “A RESPOSTA DOS JUÍZES À TENTATIVA DE INTIMIDAÇÃO DOS EMPRESÁRIOS BOLSONARISTAS

  1. Mais uma ineficaz nota de repúdio, como tantas outras vistas nos últimos anos, sem a DEVIDA ação contrária cabível.
    As Instituições continuam funcionando perfeitamente, na visão golpista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Website Protected by Spam Master


3 + 8 =