Adeus, ônibus, táxis e lotações

A EPTC e os transportadores lamentam a queda de 7% no número de passageiros de ônibus em Porto Alegre, nos últimos cinco meses. Dizem que um dos motivos seria a concorrência do Uber.

Eu tentei, por três meses, alguns anos atrás, ser usuário diário dos ônibus, pelo desejo sincero de contribuir para a redução da circulação de carros. Descobri que havia me transformado em um idiota cívico, ou um cívico idiota.

Gastava de ônibus o que gastaria andando sozinho de carro e ainda era maltratado. Eu estava ajudando a legitimar um serviço precário. Desisti, como muitos desistem, e voltei a andar de carro. Sozinho, como um imbecil, mas livre de ônibus insuportavelmente lotados e sem horários definidos.

Nesses três meses, nunca consegui retornar para casa sentado, da Azenha até a Aberta dos Morros, num trajeto de 14 quilômetros. Não foram poucas as cenas de mulheres prensadas se queixando de encostões (vi uma dar um tapa na cara de um sujeito).

Agora, a concorrência do Uber põe em xeque esses serviços ruins e caros de todos, dos táxis e dos ônibus.

A consequência pode ser mais carros e menos ônibus circulando pela cidade. A culpa não é do Uber. É de quem não soube gerir, como autoridade, um serviço público essencial, que tortura os mais pobres há muitos anos.

O Uber veio para punir a precariedade do transporte coletivo. As tais lotações (também uma aberração seletiva, que só existe por causa do transporte coletivo precário) vão sofrer a mesma concorrência.

Não entro no debate sobre a queda da tarifa cobrada pelo Uber, que desagrada, claro, até os que exploram o serviço (só agrada a quem interessa, o usuário). E também é longo o debate sobre a suspeita de competição desleal.

O que importa é que, bem antes dessa controvérsia, o Uber denunciou a incompetência de empresários e autoridades municipais. Não sei se as empresas faliram, mas o sistema de transporte coletivo de Porto Alegre está falido. E só para encerrar: estou atrasado, ainda não andei de Uber.

5 thoughts on “Adeus, ônibus, táxis e lotações

  1. a diminuição de passageiros se deve ao preço das passagens.
    as pessoas DIMINUÍRAM, e muito, sua mobilidade por conta disso.
    o uber tirou passageiros dos táxis e não do transporte coletivo ônibus .

  2. Sempre que utilizo de ônibus em meus deslocamentos de casa até o mercado, não deixo de me surpreender com a quantidade de passes livres durante o trajeto. Não entendo como o sistema consegue ainda se manter, financiando notadamente idosos ainda saudavelmente e economicamente ativos. Eventualmente, o número de isentos supera o número de pagantes, representados geralmente por domésticas, operários, empregados do comércio, bancários e desempregados… centenas deles! Imagine-se o impacto de R$3,50 no orçamento de quem anda à procura de trabalho! enquanto isso, uma casta de privilegiados acostumados a reclamar privilégios bancados com dinheiro público, mantem, religiosamente em dia, suas obrigações com um dos sistemas de telefonia móvel mais caros do mundo. E sem direito à reclamação.

  3. grande moises, se quiseres uma mao amiga ( no bom sentido) para efetuar o cadastramento é só pedir, sou motora do uber e nao ando contente com a redução da tarifa – e continuo tratandoo todos os usuarios como gostaria de ser tratado! abração! sgm

  4. Olha , vejo muitas pessoas idosas usando passe livre. Acho que a prefeitura deveria adotar critérios seletivos e exigir o CONTra chEQUE destes usuários para liberar ou não o passe livre pois muitas vezes embolsam um bom salário se aposentadoria e tem condições de pagar a passagem.

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