AS DUAS FACES DO BRASIL EM TEMPOS DE FASCISMO

Duas imagens esclarecedoras. A primeira, de Lola Ferreira, do UOL, é talvez a mais poderosa foto deste ano do jornalismo, no sentido de mostrar a face do Brasil do bolsonarismo em confronto direto com a cara dos que se opõem ao fascismo.

Mostra as duas faces em oposição, mesmo que os rostos dos bolsonaristas estejam de costas, e nem precisariam estar de frente.

As caras e os gestos dos jovens no ônibus, fazendo o que as circunstâncias permitem, são o que bastam.

É o Brasil das motociatas de tios e tias da extrema direita contra o Brasil que anda de ônibus.

O Brasil pró-Lula, pobre e negro, contra o Brasil branco e verde-amarelo da classe média bolsonarista ressentida e disseminadora de fake news.

Essa outra imagem é do jornalismo que contribui para a investigação policial. É uma foto banal, de peronistas se manifestando diante da casa de Cristina Kirchner, no bairro da Recoleta.

O que aparece ao fundo é o detalhe revelador de uma prova. O suporte com algodão é carregado por Brenda Uliarte, namorada de Fernando Sabag Montiel, o brasileiro que tentou matar Cristina.

A polícia tem outras imagens, em vários ângulos, em que os algodões aparecem. Brenda vendeu algodão ao redor da casa de Cristina nos dias que antecederam o atentado.

A conclusão da polícia e do Ministério Público é a de que ela estava ali para captar informações do ambiente, que passaria ao namorado.

Há mais imagens de fotógrafos profissionais e de câmeras de segurança. Eu não consegui no Página 12, que publicou a foto que está acima, a autoria da imagem.

2 thoughts on “AS DUAS FACES DO BRASIL EM TEMPOS DE FASCISMO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Website Protected by Spam Master


7 + 1 =