MILÍCIAS

O filósofo Marcos Nobre lança uma pergunta que pode contribuir para a ideia de que ninguém deve largar a mão de ninguém e para que esse apelo por solidariedade e cumplicidade seja mais do que uma frase.

Nobre fala em entrevista ao El País de um medo antigo, relacionado não só com a perseguição dita ‘institucional’ do previsível aparelhamento do Estado pelo bolsonarismo, mas pela possível ação de grupos que se sentem autorizados a agir com violência contra quem considera inimigo.

Qual será a força dessas milícias informais que podem agir não em nome da moralidade que a extrema direita prega, mas dos ódios e dos ressentimentos acumulados contra quem identifica como adversário ou ameaça.

Já escrevi aqui sobre a performance grotesca de um vizinho que, no dia da eleição, logo após o anúncio do resultado, saiu pela rua a gritar que os petralhas seriam finalmente caçados.

O homem andou meia hora pra cima e pra baixo, aos berros, no meio da rua (uma rua em que quase não passa carro), mas não obteve apoios.

Gritou muito, fez estardalhaço, ao lado de duas filhas, apresentando-se talvez como uma liderança em busca seguidores. Fracassou e retornou pra casa com o rabo entre as pernas. Mas não tentará de novo de outra forma?

Quem são essas figuras? São pessoas “mais radicais” que, segundo Marcos Nobre, poderão se sentir autorizadas “a fazer coisas que antes não faziam”. Fazer o quê?

Quem irá nos defender dessa gente? A polícia? A Justiça, o Ministério Público? Eu não acredito. Teremos de nos defender do jeito quer for possível, contando com as autoridades que ainda preservem um resquício de confiabilidade.

Sim, porque a confiança nas instituições está abalada desde o golpe, como enfatiza Marcos Nobre.

Por isso a ideia de que ninguém deve largar a mão de ninguém precisa ser levada adiante com firmeza. Mas não só como retórica da resistência. Que todos, desde um vizinho, sejam capazes de acolher quem se sentir ameaçado.

Não basta fechar as janelas diante da gritaria de um candidato a chefe da milícia da rua.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Website Protected by Spam Master


5 + 6 =