fUNDAÇÃO DO pt

OS FUNDADORES

A cada aniversário do PT eu me lembro de um personagem, desses que carregam um bom naco da História nas costas, mas às vezes nem os parentes, os amigos e os vizinhos sabem.

Essas figuras da periferia da História, que só a literatura e o cinema podem depois transformar em protagonistas imensos.

Esses personagens tão comuns, tão não-célebres que se recolhem ao pouco que foram e somente são resgatados mais adiante pela arte, quando são.

Nesse aniversário dos 42 anos do PT eu me lembro de novo de Lourin Martinho dos Santos, um dos 12 apóstolos que assinaram a ata e o manifesto de fundação do partido.

O nome de Lourin está ao lado dos nomes de Apolônio de Carvalho, Mário Pedrosa, Manoel da Conceição, Sérgio Buarque de Holanda, Lula, Olívio.

Em 2003, quando contei a história da fundação do PT para Zero Hora, porque o partido finalmente estava chegando ao poder, tentei localizar os integrantes da mesa e outros fundadores.

Encontrei Lourin na Vila Cruzeiro, em Porto Alegre. Em 1980, ele era líder dos operários da construção civil no Estado. Nunca fez carreira política, não sei para que lado foi, nunca mais vi Lourin.

Mas lá em 10 de fevereiro de 1980 ele estava na História que se fez no auditório do Colégio Sion, em São Paulo.

Me comovem essas figuras que aparecem e desaparecem, como se soubessem que cumprirão um papel efêmero, sem exigir nada de muito perene para eles de tudo o que ajudaram a construir.

Lourin não está na mesa da foto, mas no auditório, misturado aos que aparecem aí. Em 2013, ele me mostrou onde estava nessa plateia, mas já não me lembro mais e perdi o jornal.

É provável que esteja na foto abaixo, que publico pelo que representa. Há uma concentração, um ar de seriedade e de gravidade no rosto de todos eles.

Eles sabiam que não estavam fazendo pouca coisa. Se o PT veio até aqui foi por causa desses caras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Website Protected by Spam Master


9 + 4 =