PIRATARIA?

Às vezes me questiono sobre o compartilhamento de textos da grande imprensa que considero relevantes, como fiz esses dias com a entrevista de Lula a Mônica Bergamo na Folha.
Me interrogo se é correto fazer control C e control V, com a simples cópia do texto. Por que não coloco o link? Não coloco porque não há acesso para não-assinantes.
Mesmo assim, me parece sempre que há um delito nesse gesto do copia-e-cola: como compartilhar um texto de jornal, se este é hoje acessível apenas a quem paga pelo seu conteúdo?
É uma pergunta que me faço e que agora me encarrego de responder. Pode parecer antiético que se cole para compartilhamento o texto de um grande jornal. Eu deixei de pensar assim.
Quase toda a informação de blogs ou sites nanicos (que alguns chamam de sujos) é reproduzida apenas com a citação da fonte pela grande imprensa.
Um furo, uma informação que ninguém tem, tudo que a grande imprensa divulga de outras fontes não tem link para o site de onde saiu a notícia.
É uma atitude egoísta dos grandes jornais. Então, não me sinto pirata ao compartilhar com cópia um texto que acho que deva ser lido.
Vou mudar no dia em que os jornais forem menos prepotentes e divulgarem os links das informações que chupam dos espaços ditos alternativos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Website Protected by Spam Master


8 + 1 =