O ciúme de FH

Uma das questões pouco debatidas em 2016, até porque é assunto que não interessa ao jornalismo dito independente, é o ciúme que Fernando Henrique Cardoso sente de Lula.

FH tentou, quando deixou o governo, ser uma referência latina do mundo neoliberal. Ninguém deu muita bola para o charme dele. Tanto que FH até deu algumas palestras para amigos, mas nunca foi um conferencista requisitado.

FH passou mais tempo dando palestras para os próprios tucanos, em mesas com cinco ou seis caciques, em restaurantes chiques de São Paulo, do que em ONGS, empresas e organismos internacionais.

Lula, não. Lula passou a andar pelo mundo. E aí deu no que deu. Lula é suspeito hoje de ter feito palestras demais. Se FH fazia duas palestras num ano, como Lula pode ter feito dez?

Durante todo o cerco a Lula, Fernando Henrique foi um reforço sempre a serviço da desqualificação da imagem do petista. Por quê? Porque FH foi absorvido pela turma do pato da Fiesp como voz forte dos golpistas.

FH ainda sonha com a volta ao poder, mas com uma diferença básica em relação a Lula. FH teria apenas uma chance para isso: o golpe da eleição indireta.

Por essas e outras é que FH tem ciúme de Lula.

 

One thought on “O ciúme de FH

  1. Segundo o Estadão de hoje, “entre 2011 e 2016, a LILS Palestras e Eventos recebeu 28 milhões de Reais.” Para a Cervejaria Petrópolis, Lula deu três palestras de 449 mil cada uma. Na internet circula um vídeo onde Lula, com um copo de cerveja na mão, e a voz já sob os efeitos do álcool, fala para uma platéia desatenta, mais interessada em beber que conversar: “Eu vim nessa inauguração, meu caro Walter, não é porque apenas eu sou um bom bebedor de cerveja…” Mas esse faturamento milionário da LILS chama atenção não apenas pelos valores envolvidos, e em tão curto espaço de tempo, mas tambem pelos seus patrocinadores: quase metade desse valor, segundo a Policia Federal e o Ministério Público, foi pago por empreiteiras acusadas de corrupção: Andrade Gutierrez, Odebrecht, Camargo Correa, UTC. Diante de um faturamento desse porte, não é de admirar que Fernando Henrique se morda de inveja. Mas o que eu não consigo entender, já que as palestras de Lula aconteceram num ritmo alucinante que deixaram o Efeagá apoplético, era a necessidade de se fazer uma vaquinha, a fim de cobrir as necessidades processuais de Lula. A vaquinha, que esperava arrecadar 500 mil, uma ninharia diante de toda aquela fortuna, seguiu o caminho natural diante da trajetória futura de Lula: foi pro brejo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Website Protected by Spam Master


7 + 2 =