A DIREITA MAIS INDECENTE

Jornalistas e ‘pensadores’ da direita entregaram os pontos. Disseminou-se pelos jornais o medo que eles têm da vitória de Lula no ano que vem.

Armou-se um mutirão direitista para tentar desqualificar o fortalecimento dos vínculos de Lula com os pobres. Esta é a maior ameaça à direita. Os golpistas estavam certos de que manipulariam o povo para sempre, com a ajuda dos amigos da imprensa. As pesquisas mostram o crescimento de Lula entre o povo.

A acusação do jornalismo da direita e seus agregados é a de sempre: Lula ressuscita o populismo. O temor deles vem crescendo porque a rejeição a Lula caiu em todas as faixas. E Lula cresceu também entre a classe média, enquanto a rejeição aos candidatos da direita aumentou.

Hoje, na Folha, a melhor expressão dessa turma assustada é o ‘filósofo’ Luiz Pondé. O filósofo dos Jardins (como a direita tem filósofos) diz que, se Lula vencer, “depressão, ressentimento, medo e vingança serão os afetos que definirão 2019”.

Nem a direita merece um Pondé, que eu leio quase que por obrigação. A direita tem deficiências bem identificadas e uma delas é a produção de pensamento. Seus pensadores estão manjados e repetitivos.

Nenhum deles tem algo a dizer além do óbvio que repetem há mais de 10 anos: eles são anti-Lula e anti-PT. Os pensadores de direita metidos a sofisticados, como esse filósofo, dizem tudo o que Bolsonaro anda dizendo. Só que com algum maneirismo tucano.

O pensamento de direita decidiu investir na sua porção bolsonarista sem constrangimentos. Gente da direita fina que conheço deveria deve estar na maior saia justa com essas companhias.

A direita brasileira aproxima-se cada vez mais da pior direita nacional, que é a gaúcha, aquela que vê negros, índios, gays e pobres como tudo que não presta e tem muitos cúmplices e admiradores. Não há nada mais indecente do que a extrema direita gaúcha.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Website Protected by Spam Master


4 + 2 =