A ESTRANHA ENTREVISTA COM NÉLIDA PIÑON

Fiz com Nélida Piñon, em 1978, uma das mais estranhas entrevistas do meu meio século de jornalismo.

A Fidene, que depois se transformaria na Unijuí, realizava anualmente a Semana da Cultura. O professor e escritor Deonísio da Silva coordenava um evento grandioso.

Apareciam em Ijuí os grandes nomes da literatura dos anos 70. E um dia apareceu a bela Nélida.

Deonísio tinha prestígio nacional e conseguia convencê-los a ir a uma cidade rodeada de soja por todos os lados.

Nélida tinha, aos 41 anos, esse rosto que está na foto. Uma beleza estranha, forte, com alguma coisa de mulher da floresta e de Paris ao mesmo tempo e um olhar incisivo, mas sorridente.

Nélida provava ali o que se via nas fotos, ela sorria com os olhos.

Comecei a entrevista anotando no papel, como sempre fiz, e ela foi falando pausadamente. Falava uma frase, esperava que eu anotasse e emendava a outra frase.

Achei que seria assim apenas no começo. Não foi. Ficamos quase uma hora conversando. Nélida Piñon falou de literatura e de política, como se ditasse tudo o que queria dizer.

Me lembro que sentamos no meio do restaurante do Hotel Vera Cruz, onde ela estava parando. Nélida, Deonísio da Silva e eu.

E assim foi durante uma hora. Em nenhum momento em me atrevi a dizer: pode falar sem parar que eu vou anotando.

Sempre fui bom nisso. Não usava gravador. Sempre usei folhas de papel de ofício grampeadas para tomar nota. Nunca gostei de bloquinhos com folhas pequenas que ficavam cheias com duas dúzias de palavras. Eu era rápido na caneta.

Me lembro da beleza de Nélida, da vivacidade, da voz impositiva, da defesa da literatura brasileira, que estava num bom momento, da exaltação da democracia e do alerta de que não seguiríamos em frente sem uma anistia (que viria um ano depois).

Eu tinha 25 anos e consumia com voracidade a ficção daquela época. Gostava da escrita dela, em especial por A Casa da Paixão.

Me impressionava com a sua figura e admito que posso ter passado uma certa insegurança diante de uma celebridade da literatura.

Fiz um longo texto, acho que ficou bom, para o Correio do Povo. Na época, fiquei chateado com aquele ditado, porque ela parecia não confiar na minha caneta.

Hoje, posso dizer que Nélida Piñon me concedeu a única entrevista em que anotei tudo, inclusive suas pausas.

One thought on “A ESTRANHA ENTREVISTA COM NÉLIDA PIÑON

  1. Escritora badalada, mas ninguém conhece. Pergunte a um jovem leitor quem foi Nélida e ouvirá o silêncio. A literatura brasileira está cheia dessas Figuras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Website Protected by Spam Master


5 + 3 =