BARROSO E FACHIN EMPURRARAM BOLSONARO PARA AS CORDAS

Os ministros Luis Roberto Barroso e Edson Fachin estão facilitando a vida do colega Alexandre de Moraes, que em agosto assume a presidência do TSE.

Barroso e Fachin têm mantido os golpistas ocupados mais com a defesa do que com o ataque, o que inverte uma situação que vinha se repetindo.

Nesta sexta-feira, Barroso deu mais uma cutucada com a sua vara curta. Disse, no Congresso Brasileiro de Magistrados, que perdeu tempo, quando presidiu o TSE, debatendo o voto impresso.

Definiu a proposta da deputada Bia Kicis, derrotada na Câmara no ano passado, como uma bobagem. Não fez voltas para desqualificar a ideia da extrema direita patrocinada por Bolsonaro.

Já Edson Fachin reafirmou, no mesmo evento, que o TSE é quem comanda o processo eleitoral. E deu outro recado aos fardados que tentam se meter em assunto das forças desarmadas:

“Diálogo, sim; joelhos dobrados por submissão, jamais”.

A semana termina com o TSE retomando as rédeas (a expressão é de Fachin) do processo eleitoral.

Barroso e Fachin foram os protagonistas dos últimos dias do embate com o golpismo.

Há detalhes relevantes. Fachin vem falando com a imposição de presidente do TSE para advertir: eleição não é assunto para palpites de militares.

O ministro espichou e fortaleceu a fala de Barroso, que muitos consideraram desastrosa, por causa do alerta de 24 de abril de que Bolsonaro está tentando orientar as Forças Armadas para que trabalhem pelo golpe. Foi a melhor fala de maio.

As últimas intervenções de Bolsonaro, dizendo que Fachin vê fantasmas e depois classificando o Supremo como um lugar de “marginais em gabinetes”, são precárias. Não estão à altura das perdas que ele e seus generais sofreram.

O sujeito recorre a uma definição bobinha para agredir, mas sem que tal recurso tenha o poder de impor um ponto de vista.

O chefe supremo dos generais não conseguiu devolver aos ministros, como fazia antes, nada que tente apresentar as Forças Armadas como um poder com o direito de interferir nos sistemas de votação e apuração.

Seu discurso num evento com empresários teve um tom queixoso, quase um lamento, que não parece ser de Bolsonaro:

“Nós queremos eleições limpas, transparentes, com voto auditável. Convidaram as Forças Armadas a participar do processo eleitoral. Elas fizeram seu papel, não foram lá para servir de moldura para quem quer que seja, e hoje nos atacam como se as Forças Armadas estivessem interferindo no processo eleitoral. Longe disso”.

Vai ficando claro que o sujeito e os militares se abateram com os recados dos ministros.

Fachin e Barroso agiram como autoridades do Judiciário decididas a alertar para os riscos da prepotência militar. E se dirigiram diretamente aos militares. Desistam de agredir a eleição.

Bolsonaro pode ter dado a entender, com a reação infantil, que está sem repertório. Talvez porque os próprios militares tenham decidido recuar.

Para matar saudade das analogias de antigamente e usar a linguagem do boxe, os ministros jogaram Bolsonaro e seu entorno fardado nas cordas. Aguardemos os próximos dias para saber se conseguirão reagir.

A sensação que passa a inspirar os debates do fim de semana é a de que os homens da Justiça recuperaram a confiança. Percebe-se que os golpistas estão atordoados.

2 thoughts on “BARROSO E FACHIN EMPURRARAM BOLSONARO PARA AS CORDAS

  1. Isso aí tem alguma coisa a ver com a democracia? Nada. É a briga entre 2 partidos: o partido militar e o partido judicial. Nenhum dos 2 são eleitos. Brigam para saber quem melhor serve aos “patrões “. Se o jornalista fosse mais atento ao que acontece na Argentina, veria isso mais claro. Na ausência do partido militar, o partido judicial hoje reina soberano por lá e condiciona a agenda política e econômica dos Hermano.

  2. Partido dos militares, partido dos Juizes, partido do agro, partido dos bancos. Nenhum deles vai às urnas, mas sao eles que elegem. Como dizia matim fierro: “el gaucho en esta tierra solo sierve pa votar”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Website Protected by Spam Master


5 + 2 =