UM DEBATE SEM FUNDAMENTO

O que Lula ganharia debatendo com Bolsonaro na TV? É uma dúvida que começa a ser antecipada. É provável que não ganhe nada.

O próprio Lula e Fernando Henrique já desistiram de participar de debates, pelo menos no primeiro turno, porque estavam em vantagem e não ganhariam nada debatendo com adversários que não tinham muito a perder.

Um debate pode ser uma arapuca em muitas circunstâncias, em qualquer área, e não só na política. Debater com um bêbado ou com Bolsonaro pode ser a mesma coisa, ou pode ser pior.

Se vencer o debate com o bêbado, o oponente terá feito o que era obrigação. Se cair em alguma armadilha, pode até perder um debate do qual não deveria ter participado.

Bolsonaro é mais do que o bêbado dessa eleição. Lula não ganha nada debatendo com ele no primeiro e no segundo turno.

Sim, dizem que Bolsonaro pode ser massacrado, porque tem mais pontos fracos (os filhos, os milicianos, a morte de Marielle, a ameaça de golpe, os militares, as quadrilhas da vacina, a precariedade cognitiva).

Mas Lula está hoje e pode estar perto de outubro a quilômetros de distância de Bolsonaro nas pesquisas.

O que Lula pode ganhar indo para o confronto com um sujeito desqualificado, sem escrúpulos e cada vez mais convencido de que a sua única chance é um golpe?

Claro que podem dizer que Lula fugiu do debate. E aí teremos muitas avaliações sobre o impacto de uma decisão que signifique fuga. Mas fugir de Bolsonaro pode ter resultado mais positivo do que negativo.

Debater com Bolsonaro é pior do que debater com o bêbado. Um bêbado clássico, desses de mesa de bar, que tem certeza de que Putin é comunista, dificilmente terá o caráter do sujeito e será apenas um bêbado.

Lula não vai precisar debater com Bolsonaro. É só vencer no primeiro turno.

__________________________________________________________________

MAS QUE QUARTEL?
Tem muita gente falando que o povo (na verdade, a classe média) precisa ir pra rua gritar que os militares não devem se meter na eleição.

Mas alguém acredita mesmo que o povo, que nunca saiu pra rua nesses três anos (saíram os de sempre), vai sair por aí gritando que Augusto Heleno precisa voltar para o quartel, se Augusto Heleno nem se lembra mais de que quartel saiu para trabalhar para o Bolsonaro?

One thought on “UM DEBATE SEM FUNDAMENTO

  1. Lauro Jardim, em sua coluna de hoje no
    Globo diz que no Palácio do Planalto vigora um clima de vitória do Genocida ja no primeiro turno. Dito por empresários que estiveram lá em reunião.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Website Protected by Spam Master


2 + 4 =