Bolsonaro sabe para que serve o jornalismo

Um caso concreto para muita gente que ainda se pergunta para que serve o jornalismo profissional, se a internet está cheia de informações de graça, saídas de todos os lados e vindas de todas as fontes.

É uma dúvida bobinha, porque todos sabem que a informação confiável (e que circula nas redes misturada às fake news) é, na maioria das vezes, a produzida por quem tem habilitação profissional.

O repórter e comentarista Igor Gielow, da Folha, está aí para provar que o jornalista ainda faz o que poucos conseguem fazer.

No avião que levou Bolsonaro de Brasília para São Paulo, na quarta-feira, estavam pelo menos 200 passageiros.

Qualquer um deles poderia perguntar a Bolsonaro se ele havia de fato enviado mensagens golpistas, com fake news e ataques ao Supremo, a um grupo de empresários tios do zap.

Mas quem pergunta é Igor Gielow, que está no avião (não se sabe se por acaso). E Bolsonaro responde:

“Eu mandei para o Meyer, qual o problema? O Barroso (ministro Luis Roberto Barroso) tinha falado no exterior (sobre a derrota da proposta do voto impresso na Câmara, em 2021), eu sempre fui um defensor do voto impresso”.

Pronto. Serviço feito. O repórter não precisava perguntar mais nada. É uma aula sobre a pergunta única. Aquela que, obtida a resposta, faz com que o entrevistador se retire de cena.

Depois de uma resposta desse calibre, com uma informação tão poderosa, o jornalista deve agradecer e ir embora, antes que uma frase na sequência esculhambe com tudo o que a frase significa.

E a frase de Bolsonaro é a confissão de um crime, pelo menos um. Ele era disseminador de mentiras e de insinuações golpistas, pregando contra a eleição.

A resposta esclarece o que durante um dia todo, na véspera, era uma dúvida. O celular identificado como sendo do presidente da República, que aparecia em mensagens encontradas no celular do empresário Meyer Nigri, da Tecnisa, era de fato de Bolsonaro? Ou o que mais importa: o próprio Bolsonaro teria enviado a mensagem golpista a Nigri?

Sim. Bolsonaro confirmou ao jornalista. Ele mandou a mensagem ao milionário que está sob investigação do Supremo desde agosto do ano passado.

Essa é a mensagem, de 26 de junho de 2022:

“O ministro Barroso faz peregrinação no exterior sobre o atual processo eleitoral brasileiro, como sendo algo seguro e confiável. O pior, mente sobre o que se tentou aprovar em 2021: o voto impresso ao lado da urna eletrônica, quando ele se reuniu com lideranças partidárias e o Voto Impresso foi derrotado. Isso chama-se interferência. Todo esse desserviço à democracia dos 3 ministros do TSE/STF faz somente aumentar a desconfiança de fraude preparadas por ocasião das eleições. O DataFolha infla os números de Lula para dar respaldo ao TSE por ocasião do anúncio do resultado eleitoral. REPASSE AO MÁXIMO”.

Nigri respondeu:

“Já repassei para vários grupos. Faz tempo que não nos falamos. Como vc tá? Abs de Veneza”.

Achavam que Bolsonaro poderia desmentir a Folha, por ter rejeitado no avião que a conversa fosse gravada. Mas o sujeito confirmou depois à CNN o que havia dito a Igor Gielow.

Um jornalista obteve de Bolsonaro a confissão que talvez os interrogadores da Polícia Federal não obtivessem dele.

Bolsonaro disse no avião o que dificilmente diria no depoimento marcado para o dia 31 na PF.

Sem advogados, ele cometeu o erro do arrogante. Admitiu que espalhava fake news sobre fraude na eleição e atacava ministros do Supremo e do TSE, para insuflar o golpe. E ainda pedia que as acusações fossem repassadas.

Tudo o que aparecer a partir de agora, nos celulares dos empresários golpistas, como mensagem saída do mesmo celular da mensagem a Nigri, será entendido como conteúdo produzido de fato por Bolsonaro.

São desfeitas as incertezas sobre a propriedade do celular e sobre a autoria das mensagens. É para isso que serve o jornalismo. Bolsonaro sabe muito bem.

2 thoughts on “Bolsonaro sabe para que serve o jornalismo

  1. Pois é. Réu confesso. O que acontece com ele agora? o Onyx aqui também é réu confesso de caixa 2 (os caixas 3, 4 e outros não sabemos se teve ou não, mas o caixa 2 todos sabem que teve) e foi agraciado com um perdão e quase um pedido de desculpas.
    Será que agora são outros tempos? os juízes na sua grande maioria são os mesmos, as leis também não mudaram muito, pelo menos não estas leis do código penal. Alguma coisa de fato mudou no Brasil?
    Continuo vendo a castelhana, a catarina do Reich, o gordão sorridente, o 02, 03, 04 e tantos outros por ai rindo da minha cara, fazendo crimes diariamente e nada acontecer com eles. A careca do veio até parece estar mais lustrosa e brilhante agora. O pastores continuam com seus rebanhos, matando alguns de vez em quando – afinal, precisam comer – e sobretudo continuam recebendo pix diversos e sonegando fortunas enquanto se afogam em dívidas locais, afinal o dinheiro precisa circular para o paraíso (fiscal) em nome de jesus e não sobra nenhum aqui para estas coisas mundana como impostos, dívidas, etc.
    Se a velocidade da mudança fosse um pouco menos quelônica eu até acreditaria que uma mudança de fato está acontecendo. mas nesta velocidade, acredito que não a verei nos anos de vida que me restam, independente de quantos forem. E o que não vemos, normalmente não existe, papai noel, coelho da páscoa, divindades, ex criminosos…
    Os físicos dizem que a única coisa que não muda é que tudo muda. O ruim é que algumas coisas levam bilhões de anos para mudar. Talvez as coisas só mudem no Brasil quando o sol virar uma gigante velha e engolir este planetinha e o Brasil incluído nele.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Website Protected by Spam Master


7 + 9 =