O jornalismo acovardado

A declaração corajosa de Lula em entrevista em Roma sobre a ameaça de extradição de Julian Assange:

“Assange foi preso porque denunciou ao mundo a espionagem americana. E eu não vejo nenhuma manifestação da imprensa em defesa da liberdade de imprensa. É inacreditável. Nem o jornal que publicou a matéria defende ele. O nome disso é covardia.

“O que o Assange fez merece o respeito e o elogio de qualquer jornalista da face da terra. Ele teve a coragem de divulgar que os Estados Unidos faziam espionagem. No Brasil, na presidente Dilma. Na Cristina, na Argentina. Na Alemanha da Angela Merkel. Por conta disso, esse cidadão foi preso e vai ser extraditado pros Estados Unidos e a imprensa está calada.

“É importante que os companheiros jornalistas possam, enquanto é tempo, a gente tentar pedir pelo menos para soltar o cara e dizer qual é o crime que ele cometeu. Qual foi o crime que Assange cometeu? Foi o crime de denunciar o abuso da espionagem americana contra outros países do mundo”.

Lula sabe que a covardia do jornalismo não é só a da grande imprensa.

Gente que falava alto em época de normalidade hoje anda com o rabo entre as pernas, enquanto o poder econômico da extrema direita caça jornalistas no Judiciário, como se os foros fossem extensões das suas empresas.

Nunca antes o jornalismo teve tantos fascistas. Nem na ditadura a extrema direita foi tão militante na imprensa como agora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Website Protected by Spam Master


3 + 5 =