O TSE VAI CASSAR A CANDIDATURA DE FELICIANO?

A mais criminosa fake news da campanha eleitoral até aqui é essa do pastor deputado Marco Feliciano (PL-SP) de que Lula vai fechar igrejas evangélicas se for eleito.

É um problemão para o TSE, que havia alertado, através de Alexandre de Moraes e Edson Fachin: quem espalhar fake news este ano terá o registro da candidatura cassado.

Alexandre de Moraes disse em 2021 e repetiu este ano em palestra no VIII Congresso Brasileiro de Direito Eleitoral (CBDE), em junho:

“A posição do Tribunal Superior é muito clara, já foi dada em dois casos importantes e será aplicada nestas eleições. Quem se utilizar de fake news, quem falar de fraude nas urnas terá seu registro cassado, independentemente de candidato a qual cargo for”.

No ano passado, Moraes já havia dito que qualquer fake news considerada grave poderia resultar em cassação de registro de candidatura.

Não precisava ter confessado, porque todo mundo sabia, mas Feliciano admitiu ao Globo que ele é o autor da fake news. E agora?

2 thoughts on “O TSE VAI CASSAR A CANDIDATURA DE FELICIANO?

  1. Essa promessa de cassar candidatos que propagarem fake news na eleição é uma daquelas coisas dificeis de se cumprir. E se todos os candidatos bolsonaristas propagarem fake news? Vão cassar todos? isto seria um prato cheio para as hordas de minions e milicianos, Iam dizer que é perseguição, abuso de poder, favorecimento aos rivais e por ai vai. E o TSE e STF terão forças e poder para manter a cassação? Neste caso cassar não seria pior que não cassar?
    No caso presente, é uma mentira falando sobre alguma coisa no futuro, logo não pode ser considerada mentira agora no presente, só quando o futuro chegar, passar e ela não tiver acontecido. mas pode garantir votos para quem propagou e tirar de quem foi acusado podendo fazer com que um mandato certo não seja obtido. Eu não queria estar no papel do STF e TSE, esta me parece uma briga que mesmo quando se vence, se sai derrotado. ACHO QUE A JUSTIÇA DEVE SER MAIS PONTUAL E TALVEZ DIVULGAR UM CRITÉRIO CLARO DO QUE SÃO CONSIDERADAS´FAKE NEWS. Sei que dai os propagadores vão tentar não infringir este critério para propagar sem grande temor, mas não vejo outra solução mais simples.
    Uma coisa eu sei, seria muito mais fácil se pelo menos a grande maioria dos brasileiros tivessem consciencia da importância de um único voto e soubesse escolher seus candidatos com base no histórico dos candidatos. mas se isso já fosse assim, personagens como Bozo e famílica nunca teriam espaço nas notícias sobre política e a maioria dos brasileiros nunca teria ouvido falar neles.
    Por isto, educação deve ser uma das grandes prioridades do governo que entrar, caso ele queira realmente algum bem para o Brasil como nação soberana. Só com educação milhões de brasileiros votariam conscientemente e manteriam seu voto durante o mandato e não fariam como uns 60% dos que elegeram o atual governo e agora vem a público dizer baboseiras como “quem podia imaginar que seria assim”, “eu nunca votei nele”, “ele mudou com o poder” ou “o presidente não tem poder para fazer nada, ele quer mudar o país, mas não deixam”. Infelizmente gente assim vota, e o voto deles vale tanto quanto quem pesquisou e votou com sabedoria.

  2. Ótima avaliação do Renato, em seu comentário, POIS algo que se cogita para o futuro, não tem como ser considerado mentira (fake news), ainda que não tenha base em qualquer declaração ou documento de quem está sendo acusado. No máximo, é uma “profecia” a se verificar o cumprimento. Ponto para o mentiroso, em um primeiro momento, junto aos cegos que o seguem.
    Quanto ao investimento em educação, é necessário mesMo e urgente, mas sem esquecer da necessária urgência da regulação da mídia, que sempre teve o poder de manipular fatos e opiniões.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Website Protected by Spam Master


4 + 5 =