TEM UM ZECÃO AÍ AO SEU LADO

Uma pergunta que vem do domingo e seguirá adiante durante toda a semana: por que o homem com a braçadeira da suástica, flagrado num bar de Unaí (Minas), não foi incomodado por ninguém?

Há uma resposta da polícia militar. Os policiais se sentiram inseguros, porque não sabiam como lidar com o caso. Pregar o nazismo é crime, mas eles não tinham certeza de que poderiam prender o homem.

Essa é a explicação da autoridade, mas não dá a pergunta por respondida. Hoje, as autoridades têm as piores respostas.

A pergunta mais ampla é esta: por que, além da polícia, ninguém fez nada para pelo menos afugentar o sujeito? Não com uma reação de cordialidade, do tipo ‘por favor, o senhor queira se retirar’, mas uma reposta enérgica ao tamanho da ofensa.

Como alguém com uma suástica no braço senta-se num bar, não pede nada, vê que a polícia até apareceu para incomodá-lo (mas a polícia nada fez) e vai embora como se estivesse circulando com um escudo do Flamengo?

Saiu sem ser perturbado e foi apenas fotografado porque era branco e, sabe-se agora, um fazendeiro, o cidadão de bem José Eugenio Adjuto, o Zecão.

Um pregador do nazismo sai de casa com o adorno no braço e circula sem incomodação. Porque é branco e fazendeiro. E bolsonarista.

O brasileiro pode estar se acostumando ao ambiente de fascismo e nazismo das redes sociais e da retórica das autoridades da extrema direita, ou talvez, por hipnose, resignação e ignorância, ache que isso sempre foi legítimo e normal.

O homem da suástica pode reaparecer a qualquer momento em outras cidades, com outro rosto, mas sempre branco, nem sempre rico, mas muitas vezes se achando rico. Até porque ele é produto do mesmo bolsonarismo que faz média com os judeus.

O mesmo Bolsonaro que, por interesses diversos (incluindo os interesses neopentecostais), diz defender Israel é o que empodera, por falas e ações, figuras como o fazendeiro nazista. Zecão é um bolsonarista puro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Website Protected by Spam Master


9 + 7 =