A JUSTIÇA TOMADA (E VAI PIORAR) 

Uma previsão, quase como torcida, se repete depois da condenação de Lula: a Lava-Jato e outros processos contra corruptos se fortalecem e vão pegar mais gente. Mas pegar quem, cara-pálida?
Poderiam pegar, além dos muitos petistas que já são réus, pelas beiras de outros processos que correm na Justiça (metrô do PSDB, merenda do PSDB, porque as propinas do Serra já foram arquivadas), um boi de piranha dos tucanos. Um tucano pequeno, mas tucano. Quem sabe, finalmente, aquele tal de Paulo Preto, para dizer que pegaram um pelo menos.
Não acredito. O que acredito é que vai ficar pior. Converse com os operadores do Direito e principalmente com gente do Ministério Público e do Judiciário. Não com chutadores, mas com fontes do próprio meio, da estrutura de Justiça.
O sentimento entre os progressistas e os não-alinhados com o golpe é de que a meritocracia concurseira vai branquear e endireitar ainda mais o MP e a Justiça. Enquanto se aprofunda o empobrecimento da classe média, amplia-se o poder econômico e de competição dos filhos das elites. A ‘renovação’ se dá pela direita da direita.
O Brasil se encaminha para ter um dos Judiciários mais reacionários do mundo. Estarão aí, daqui a pouco, caçando esquerdistas, os filhos dos paneleiros, os netos.
Nem a Argentina terá uma estrutura judicial tão aparelhada pela direita quanto a brasileira. É coisa para décadas e décadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Website Protected by Spam Master


8 + 8 =