A IDEIA DE TARSO

Tarso Genro escreveu esta semana no Twitter:
“Ainda espero – e logo – acordar pela manhã e ler um manifesto assinado por Lula, Ciro, Dino, Marina, Haddad, Erundina, Juliano Medeiros, Boulos, Manuela, Freixo, Requião, nos chamando à unidade para vencer a pandemia e em defesa do Brasil, da Democracia e do Trabalho”.

Tenho respeito pela trajetória e pela capacidade de reflexão e de ação política de Tarso, que tem feito análises precisas da situação brasileira, desde o golpe de agosto de 2016.

Mas me atrevo a dizer que esse não é o momento para articulações fechadas, mesmo que para a produção de manifesto, de nomes da esquerda e da militância da política dita convencional.

Eu gostaria de ver esse manifesto ampliado e assinado também por Bresser Pereira, Oscar Vilhena Vieira, Delfim Netto, general Santos Cruz, Miguel Nicolelis, Pérsio Arida e tantos outros, incluindo lideranças da Igreja Católica, da Evangélica de Confissão Luterana, do candomblé, do espiritismo, do budismo e de outras religiões e igrejas que assumam compromissos claros com a democracia.

Até aos golpistas arrependidos deveria ser dada a chance de assinar um manifesto ao lado de lideranças de esquerda.

O próprio PT fez isso quando articulou e levou adiante alianças com ex-golpistas históricos de 64. O que importa hoje é juntar quem deseja salvar o país dos desatinos de Bolsonaro e dos filhos de Bolsonaro.

O Brasil precisa pelo menos tentar redescobrir seus liberais, mesmo que os sobreviventes sejam poucos.

4 thoughts on “A IDEIA DE TARSO

  1. Não sei quem é o TAL OSCAR PANIZ, MAS TÁ VISTO QUE SE TRATA DE MAIS UM QUE CONSEGUE EM NADA CONTRIBUIR. SE O TREM DA HISTÓRIA JÁ PASSOU, É PRA ESSA GENTE. QUANTO A NÃO FAZER UMA “FRENTE FECHADA”, MOISÉS, NÃO SE TRATA DISSO, CREIO. SE TRATA DO SEGUINTE: COMO MOBILIZAR A SOCIEDADE, SE NEM UMA FRENTE PROGRESSISTA CONSEGUE SE MOBILIZAR? ESSA É A QUESTÃO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Website Protected by Spam Master


3 + 5 =