O DERRETIMENTO DE BOLSONARO EXCITA A TERCEIRA VIA

Só o Estadão deu a pesquisa do Ipec de manchete na versão impressa, mas a notícia está em destaque nos sites do Globo e da Folha (foi manchete do Globo online agora pela manhã).

Não vamos entrar no barco furado das teorias depressivas de conspiração, de que a pesquisa busca apenas induzir a falsas euforias. Não dá pra ficar se queixando de uma pesquisa com esses números numa hora dessas.

O dado a ser considerado é o de sempre. Estamos muito longe da eleição. Com um número desse tamanho, o que pode acontecer daqui pra frente é Lula começar a cair, porque parece improvável que consiga subir sem parar.

E aí o que os jornais vão dar, quando acontecer uma reacomodação das oscilações? Vão dizer: Lula perde tantos pontos, Lula recuou, isso e aquilo.

Outra hipótese é o efeito da destruição de Bolsonaro. Com Lula lá em cima e Bolsonaro cada vez mais despedaçado, abre-se no susto a porteira para a tal terceira via.

É o que a direita dos antigos tucanos deseja com urgência. Que Bolsonaro derreta e seja considerado inviável e assim surja o terceiro nome.

É do jogo e o que importa é que Lula está aí de novo, com chance de vencer no primeiro turno. Não é um avanço das esquerdas, é a democracia que está sendo restaurada. Nós merecemos. O Brasil merece.

(O Ipec é o instituto Inteligência em Pesquisa e Consultoria, criado por ex-integrantes do Ibope)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Website Protected by Spam Master


6 + 5 =