O jornalismo derrotou de novo o véio da Havan

Notícia que recebi hoje à tarde do advogado Felipe Moreira de Oliveira. Vencemos mais uma batalha contra Luciano Hang na Justiça.

Fui absolvido em Porto Alegre no processo de queixa-crime por alegada injúria do autoproclamado véio da Havan.

É o segundo processo em que derroto o acusador em primeira instância. No ano passado, venci uma ação cível dele contra mim em São Paulo. O jornalista Kiko Nogueira, do DCM, também era réu na mesma ação.

Não é uma vitória minha, é do jornalismo e dos jornalistas que não se dobram à imposição do poder econômico.

Não tenho mais detalhes porque não recebi ainda cópia da sentença. Ainda enfrento duas ações cíveis do sujeito, com acusação de injúria, na comarca de Brusque.

Uma das ações trata do mesmo artigo motivo da ação em que fui absolvido em Porto Alegre.

Repito aqui, como resumo do caso, explicação que dei em entrevista ao Brasil de Fato no ano passado:

A queixa-crime foi apresentada porque sugeri, em texto de agosto de 2021, que Luciano Hang abrisse uma loja com estátua da liberdade em Cabul. Nesse artigo, abordo a imposição do poder econômico pelo empresário, que sempre desqualifica os discordantes, e pergunto se ele pensa que tudo e todos podem ser comprados. É uma pergunta superlativa, como tudo que ele faz, mas não acredito que ele ache que possa mesmo comprar tudo, inclusive áreas sob alguma forma de proteção ambiental ou histórica.

Ele achou o texto ofensivo e alegou que a pergunta induz a pensar em outras coisas. Não há outras coisas. O que há é a imposição do poder que ele tem porque é milionário e pensa que seus projetos devem passar por cima de todos os outros interesses de uma cidade. Esse mesmo texto foi usado por ele para uma ação civel por danos morais, que tramita na comarca de Brusque, onde ele vence todas as ações, segundo levantamento do UOL.

(Muita gente pergunta por que eu e a maioria dos sites e blogs de jornalistas sem medo de cara feia usam a expressão véio da Havan, se isso pode transparecer um tratamento depreciativo. Eu uso porque o sujeito se define como véio da Havan em propagandas na TV e em vídeos. Ele é quem se define como véio da Havan.)

Compartilho abaixo, em nome do jornalismo, o link para o artigo que motivou as duas ações.

https://www.blogdomoisesmendes.com.br/veio-da-havan-tem-que-inaugurar-uma-loja-com-estatua-em-cabul/

7 thoughts on “O jornalismo derrotou de novo o véio da Havan

  1. Moisés, vc cita “Vitória do jornalismo”, mas não creio nem que houve vitoria, nem que isto tenha sido jornalismo.
    – vc coloca sua opinião, vendendo seu texto, ok, há quem compre qualquer coisa, nada contra.

    Mas nas disciplinas do curso jornalismo, o que o habilitou a misturar trabalho informativo com sua paixão ou seus recalques?
    Vc só consegue depreciar o trabalho de jornalistas ao extrapolar o micro nicho ideológico onde habita.

    Vá procurar o que fazer, Moisés! Tente achar algum assunto útil, que assim vou continuar te aplaudindo!

  2. O velho da avan gera milhares de empregos, paga milhões em imposto, não existe nada mais interessante para uma cidade do que isso . Vocês militantes esquerdistas só atrapalham o país, não somam nada . Vide : cuba, Venezuela, Nicarágua, Argentina e etc !

  3. Nossa, tivemos uma invasão de minions (ANTES QUE PERGUNTEM, O TERMO NÃO É DEPRECIATIVO, VALE PARA TODOS QUE TEM OS SEUS MALVADOS DE ESTIMAÇÃO) aqui. mAS NÃO SE PREOCUPEM, AQUI É UM CANAL ABERTO AO DEBATE DE IDEIAS, DESDE QUE SEM OFENSAS.
    eNTÃO RESPONDENDO EDUCADAMENTE AO “PAULO DE aSSIS”, QUE ME PARECE QUE ACREDITA QUE SÓ PODE SER JORNALISTA QUEM PENSA COMO ELE, JORNALISMO TEM A FUNÇÃO BÁSICA DE INFORMAR FATO ATRAVÉS DE APURAÇÃO E INVESTIGAÇÃO, ELE PODE E EFETIVAMENTE TEM VIÉS IDEOLÓGICO DE QUEM ASSINA O TEXTO, BASTA LER fOLHA E eSTADÃO, POR EXEMPLO, QUE VOCÊ VAI VER UM FORTE VIÉS IDEOLÓGICO NA MATÉRIAS PUBLICADAS E TAMBÉM NAS NÃO PUBLICADAS POR ESTES GRUPOS. ME PARECE QUE O QUE O mOISÉS FAZ AQUI É EXATAMENTE INSTO, INFORMA FATOS OBTIDOS ATRAVÉS DE INVESTIGAÇÃO E TECE COMENTÁRIOS SOBRE ESTES FATOS DE ACORDO COM AS CRENÇAS PESSOAIS DELE, OU SEJA O MAIS PURO JORNALISMO, PORQUE NÃO ESTÁ ATRELADO A INTERESSES FINANCEIROS OU DE OUTRO TIPO. mAS SE VOCÊ NÃO GOSTOU, VOCÊ TEM TODA A LIBERDADE DE LER O QUE TU ACHA MAIS AO TEU GOSTO.
    e TAMBÉM, EM RESPOSTA AO “wALTER RODRIGUES” EU DIRIA QUE As cidades evidentemente precisam de empresas que gerem impostos e empregos, mas elas nunca devem abrir mão de sua autoridade e independência. Então abrir uma empresa que gera empregos e impostos não pode ser mais importante que os projetos de preservação ambiental, e cultural da cidade. E também ninguém deve esquecer, que quem mais ganha com o negócio, e a empresa e não a cidade e as pessoas empregadas (isto claro, se não tiver uma propina amiga para facilitar a implementação da empresa, aliás, fato bastante associado ao tal “veio da Havan”, mas isto já é outro assunto),]
    Então Paulo e Walter, sejam bem vindos para debater e coloquei os nomes entre aspas porque sempre podem ser robos. Se responderem, provavelmente saberei que são de carne e osso.

  4. Minhas congratulações ao Moisés e à equipe da defesa por mais uma vitória contra fascistoides supostamente arrependidos. Com as duas sentenças FAVORÁVEIs ao jornalista, o julgamento em brusque pode se tornar uma verdadeira aberração persecutória, assim como foi a do TRF 4 no caso do lula, se a sentença for favorável ao veio. PAU nos fascistas.

  5. Manés otários deveriam frequentar outros locais. Parabéns ao Moisés por não se dobrar ao poder econômico. Quem disse que o véio de havana paga imposto?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Website Protected by Spam Master


5 + 5 =