Uma semana depois do furo do Intercept, o jornalismo sesteia

O furo do Intercept com o vazamento da conversa de Flávio com Vorcaro completa uma semana hoje. Os jornalões não conseguiram acrescentar nada de relevante ao que foi divulgado, que possa ser visto como resultado de jornalismo investigativo. Acordei cedo para ver se há novidades, e o que Folha, Globo e Estadão me oferecem de

O escândalo seletivo com o vazamento de conversas no STF

A indignação dá o tom das manchetes sobre o grampo e o vazamento de conversas de uma reunião reservada na quinta-feira, no Supremo. Foi em encontro prévio ao que os ministros realizariam logo depois para decidir pelo afastamento de Dias Toffoli do caso Master. Mas que indignação é essa? A Folha chega a publicar que

Compravam informações ou sentenças do STJ?

O Fantástico apresentou nesse domingo uma reportagem sobre o vazamento de sentenças no Superior Tribunal de Justiça. E deixou no ar a pergunta que o jornalismo também deve ajudar a responder: quem, além do governador Eduardo Siqueira Campos (Podemos), de Tocantins, e de poderosos de facções da direita, comprava informações de servidores do STJ? Eles

O prefeito com informantes no STJ

O prefeito Eduardo Siqueira Campos, do Podemos (foto), de Palmas, capital do Tocantins, foi preso nessa sexta-feira pela Polícia Federal sob a acusação de que vinha obtendo informações sigilosas sobre processos em andamento no Superior Tribunal de Justiça. É um personagem novo de uma estrutura escabrosa em funcionamento no STJ. Sabe-se desde o ano passado

Jornal O Globo ignora furo da TV Globo

Folha, Estadão e Globo estão sabotando as notícias sobre o vazamento de novos áudios com conversas sobre a articulação do golpe e a reunião para matar Lula, Moraes e Alckmin. Até O Globo está ignorando um furo da própria Globo, apresentado no Fantástico, com o áudio em que o general Mario Fernandes diz ter conversado

Jornalista demitida foi abandonada pelos colegas serviçais do mercado financeiro

A Record demitiu a repórter Renata Varandas, que trabalhava para o mercado financeiro. Renata foi descarada demais ao recortar trecho de entrevista que fez com Lula e antecipar o conteúdo para os abutres da Faria Lima. A jornalista deveria fazer o que seus colegas amigos ou serviçais do mercado fazem há muito tempo, na grande

O DEBOCHE DE DALLAGNOL

Para atacar quem considera inimigo, no caso o PT, um procurador da República debocha da República. A reportagem de Vinicius Segalla, no DCM, sobre a manipulação da delação de Pedro Barusco pela turma de Curitiba, é um dos grandes feitos do jornalismo este ano. O link está logo abaixo: https://www.diariodocentrodomundo.com.br/exclusivo-dallagnol-escreveu-parte-da-delacao-de-barusco-e-incluiu-pt-por-fins-politicos/

A FAMÍLIA ABANDONOU QUEIROZ

A Folha é cuidadosa ao não dizer a quem Queiroz se refere em novo áudio vazado em que se queixa de que foi abandonado pela família. “O cara lá está hiperprotegido”, diz Queiroz, referindo-se, é óbvio, ao chefe Flavio Bolsonaro. “Não vejo ninguém mover nada para tentar me ajudar”. Queiroz é um homem acuado. Falta