LULA: “EU E A DILMA FOMOS LONGE DEMAIS”

Lula foi o entrevistado da estreia hoje do programa Observatório da Coronacrise, com apresentação de Aloizio Mercadante, presidente da Fundação Perseu Abramo.

O programa foi transmitido pela Fundação e também pelas TVs do 247, do DCM e da revista Fórum e teve as participações das jornalistas Helena Chagas e Tereza Cruvinel.

Lula disse que ele e Dilma são perseguidos porque foram longe demais nos avanços sociais e defendeu a radicalização da democracia.

Abaixo, frases e resumos das ideias de Lula, nem sempre na ordem em que foram ditas:

O grande desafio nacional é a pandemia, é como evitar o crescimento da morte. Mas esse assunto Bolsonaro não quer. Ele quer desviar as atenções para não debater soluções, porque não sabe o que fazer.

Hoje, não temos mais empresário no Brasil, e em todo lugar tudo virou corporação. Prevaleceu o capitalismo financeiro.

Vamos ter que pensar numa renda básica (referiu-se ao projeto de Suplicy), para que as pessoas tenham o mínimo para sobrevier.

Bolsonaro não pode ser presidente do Brasil. Ele não está qualificado humanisticamente para governar o Brasil. É uma pessoa sem competência para tratar de relações humanas.

A base de Bolsonaro são os militares aposentados. Ele criou uma força paramilitar.

Não podemos ficar subordinados à ignorância do Trump e do Bolsonaro.

A Globo agora coloca alguém da esquerda para falar mal de Bolsonaro.

Acabou (com a crise agravada pela pandeia) aquela história do Estado ser privatizado.

Nós vamos ter que radicalizar um pouco mais para fazer a democracia funcionar nesse país. Acho que minha autocrítica é que fui republicano demais.

Eu não estou mais radical. Eu estou sabendo mais das coisas. Nós não nascemos para comer em cocho.

Não tem saída fora da democracia, não tem saída fora do respeito aos direitos humanos.

Aquela pequena empresária que atacou as enfermeiras (em Brasília) é uma fascista, mesmo sem saber o que é uma fascista.

Não sei quem mente mais, se o Bolsonaro ou o Moro. Moro é um cidadão sem caráter, que no meu caso mentiu de maneira vergonhosa. Até hoje não provou alguma coisa a meu respeito.

A rede Globo pariu esse monstro e não sabe o que fazer com ele (sobre Moro).

Moro gera uma expectativa na sociedade (sobre as denúncias contra Bolsonaro). Mas estava com medo de falar (no depoimento de sábado). Porque se falasse a verdade teria admitido que havia prevaricado. Um dia a casa vai cair.

Estou convencido de que Moro vendeu o Brasil para a CIA e para o FBI. A História vai provar.

Eu poderia ter ido para outro país, poderia ter ido para uma embaixada, mas queria ir lá na cara do Moro e dizer que ele é mentiroso, que a Globo é mentirosa.

O Queiroz está escondido no (bairro) Morumbi, não está numa favela. E por que Polícia Federal não encontra Queiroz?

Eu e a Dilma fomos longe demais, colocando menina pobre da favela na universidade. Hoje a universidade tem mais negros do que brancos. Tinha pobre andando de avião, entrando no shopping mais rico de cada cidade. Foi um desaforo, eles não aceitam isso.

Espero viver para restabelecer a democracia nesse país. Eu não quero mais ser presidente. Me contentarei em ser um bom cabo eleitoral.

Fernando Henrique Cardoso não teve coragem de abrir a boca para defender a gente, não abriu a boca para me defender e defender a Dilma.

O povo precisa levantar a cabeça e nós precisamos reconstruir o processo que nós começamos.

One thought on “LULA: “EU E A DILMA FOMOS LONGE DEMAIS”

  1. Um pouco tarde para dizer que foi “um pouco republicano demais”.

    Antes de ser preso disse que o “mercado financeiro” deveria “beijar seus pés” pelo que fez por eles. Ou seja, não temos esquerda. A esquerda no Brasil segue a cartilha da direita. Então por que ser partidário se não há realmente conflito, mas apenas uma ENCENAÇÃO dele?

    Até lideranças indígenas disseram que Lula nunca os atendeu! Irônicamente, FHC o fez. Rsrs.

    Lula foi tão bonzinho com os ricos quanto Bolsonaro é. Ele SEQUER se esforçou de verdade para fugir à regra. Sequer tentou se aproximar das forças armadas, por exemplo.

    Não foi homem nem para dizer o que o povo queria ouvir no dia em que foi liberto. Lula é um FIASCO igual a todos. Espero que Bolsonaro, Collor, FHC, Sarney e Temer vá fazer conpanhia a ele na cadeia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Website Protected by Spam Master


5 + 7 =